Vidro temperado: Saiba como é feito ?
O vidro temperado passa por processo térmico de têmpera para modificar as suas características aumentando sua resistência em até 5 vezes mais que os vidros comuns.
Todo esse procedimento é realizado de acordo com a ABNT NBR 14698:2001- Esta norma especifica que os requisitos gerais, métodos de ensaio e cuidados necessários para garantir a segurança, a durabilidade e a qualidade do vidro temperado plano em suas aplicações na construção civil, na indústria moveleira e nos eletrodomésticos da linha branca.
Esse tipo de vidro é o mais rígido, tem maior resistência térmica, isso ajuda não causar graves acidentes quando se quebra, pois ele se estilhaça em pequenos fragmentos quando é danificado.
O vidro temperado é um grande aliado dos vidraceiros, por isso a Metalúrgica Amaral, separou algumas informações importantes a respeito deste produto.
Conheça as características do vidro temperado
Graças às suas características de fabricação, o vidro temperado ao ser quebrado se estilhaça em inúmeros pedaços pequenos evitando causar graves ferimentos em pessoas. Ele é muito recomendado quando se trata de segurança. Por isso, é frequentemente utilizado em janelas, portas, guarda-corpos, fachadas, entre outros.
Processo de fabricação do vidro temperado
Para o processo de criação do vidro temperado é utilizado uma versão do vidro comum, denominada de cristal. Composto de areia, sódio, cálcio, alumina, magnésio e potássio, esse material serve de base para criação de diversos tipos de vidro.
O vidro temperado passa por um processo termoquímico, chamado de têmpera, no qual é aquecido em altíssima temperatura com média de 600 graus e imediatamente resfriado. O processo comprime as faces externas e expande as partes internas dos vidros, o tornando 5 vezes mais resistente que o comum. Outro processo conhecido para temperar o vidro é o químico chamado de “troca iônica”.
Esse processo consiste no vidro de cristal que fica imerso em um tanque de nitrato de potássio derretido para que ocorra a troca de íons. Quando o vidro é resfriado lentamente, os seus íons de sódio deslocam-se para o potássio, enquanto íons de potássio se dirigem para o vidro, criando uma densa camada mais resistente. É válido ressaltar que de acordo com ABNT, o vidro temperado é considerado de segurança, pois quando se quebra estilhaça em pedaço que reduzem acidentes graves com cacos de vidro.
Aplicações do vidro temperado
O vidro temperado é capaz de trazer beleza a qualquer ambiente e criar harmonia com outros materiais. Além disso, ele proporciona economia, uma vez que permite a entrada de luz solar, protege as pessoas contra mudanças climáticas, diminui ruídos, oferece maior privacidade dependendo de sua cor e translucidez e proporciona ampliação em espaços. Por isso, de acordo com a NBR- 14698:2001 podem ser colocados em box de banheiros, vitrines, portas, janelas, varandas, divisórias, muros, guarda-corpos, entre outros, dependendo do projeto.
Você precisa de máquinas e equipamentos de qualidade para sua vidraçaria ?
Conheça os produtos da Metalúrgica Amaral, aqui a qualidade é garantida !