(62) 3283-5514 | (62) 98593-7475

Saiba quais são os vidros mais resistentes do segmento vidreiro


Quando pensamos em uma obra com vidro, a segurança deve estar em primeiro lugar. Algumas aplicações exigem vidros capazes de suportar impactos, pesos ou temperaturas, por exemplo. A boa notícia é que avanço tecnológico permitiu que a indústria vidreira criasse vidros cada vez mais seguros e resistentes, alguns, inclusive, podem ser utilizados para estruturas, como paredes e pisos. Acompanhe este artigo e saiba quais são os vidros mais resistentes no mercado.

Atualmente, o vidro é utilizado em praticamente todas as áreas da construção, sendo aplicado, com  segurança, em paredes, pisos e escadas e coberturas. Porém, para estes tipos de aplicações são necessários vidros de segurança, que oferecem maior resistência, e em caso de quebra, eles não adquirem as características dos vidros comuns.

Vidros de segurança

Conforme já citado, os vidros de segurança protegem as pessoas em casos de quebra, pois quando isso acontece, eles não têm formatos pontiagudos e nem produzem estilhaços que causem ferimentos. 

Para ser considerado um vidro de segurança, ele precisa ser resistente o bastante para suportar alguns impactos.

São fabricados a partir do vidro comum, e passam por processos de beneficiamento, o que os tornam diferentes dos outros tipos de vidros. Podem ser temperado, laminado ou aramado. 

Como em qualquer outro trabalho com vidro, para aplicações com vidros de segurança, os vidraceiros devem ser fiéis aos parâmetros da Norma ABNT NBR 7199.

Os tipos vidros mais seguros e resistentes em geral são formados por duas chapas, para conferir maior resistência, geralmente intercaladas por algum interlayer. 

Cada tipo de camada intermediária terá uma finalidade. Alguns tipos de vidro podem ter mais de duas chapas ou até serem compostos por vidros temperados para intensificar a resistência. 

Confira a seguir os principais tipos de vidros mais seguros e resistentes que podem ser utilizados em pisos, fachadas e coberturas. 

Vidro Temperado

O vidro temperado é até cinco vezes mais resistente a choques térmicos se comparado ao vidro simples. 

O tratamento térmico de têmpera consiste no aquecimento gradativo do vidro até atingir a temperatura de 700ºC (estado plástico). Em seguida, o vidro é resfriado bruscamente. Este processo faz com que o vidro se torne ainda mais resistente à flexão.

O vidro temperado é o único que pode ser instalado de forma autoportante, ou seja, com uso de ferragens pontuais. 

Também podem ser aplicados em caixilhos e são ideais também para janelas, portas, muro de vidro, vitrines e divisórias.

Vidro Multilaminado

O vidro multilaminado passa por um processo de beneficiamento que une várias camadas de vidros intercaladas com películas de PVB ou outros materiais, assim como é feito com o vidro laminado.

São fabricados por mais de duas chapas, geralmente três ou até quatro, para garantir mais resistência. 

Esse tipo de vidro é o único que atende aplicações de pisos, e é obrigatório em sacadas, coberturas e guarda-corpo, de acordo com a NBR 7199.

Vidro temperado-laminado

O vidro temperado-laminado é feito a partir da laminação de duas ou mais peças de vidros temperados. A resistência do vidro temperado e a segurança do laminado conferem alto nível de resistência ao material.

O vidro temperado-laminado é indicado para guarda-corpo autoportante e para aplicações de vidro com a borda livre ou mínima fixação e engajamento do vidro e perfis. Pode ser fabricado em várias cores e permite furos e recortes, é cinco vezes mais resistente que um laminado comum.

Vidro aramado

Fabricado como o vidro impresso, o vidro aramado também é considerado um vidro de segurança, pois possui uma rede metálica de malha quadriculada incorporada à sua massa. 

A rede metálica incorporada ao vidro tem como função principal segurar os estilhaços de vidro na hora do rompimento da placa, ou seja, em caso de quebra, o vidro fica preso à rede metálica, deixando o vão indevassável até sua substituição, reduzindo os riscos de ferimentos no momento da quebra.

Vidro Blindado

Trata-se de um vidro multilaminado que recebe uma película especial no final de sua composição, evitando assim que o projétil atravesse o conjunto. 

Existem tipos de vidros blindados diversos, resistentes a projéteis de diferentes calibres, inclusive a disparos de fuzil. 

Antivandalismo

Os vidros antivandalismo foram desenvolvidos para impedir vandalismo e dificultar arrombamentos, por isso, garante maior segurança contra roubos e furtos.

É um vidro laminado e, sendo assim, em caso de quebras, os fragmentos de vidro ficam presos.

São aplicados em locais que precisam zelar pela sua segurança patrimonial, pois resiste a ações de vandalismo como golpes como pedradas, marteladas e machadadas. 


Deixe seu Email e receba novidades