Saiba mais sobre o vidro plano e suas aplicações
O vidro plano é conhecido por ter um preço mais acessível e ser a base para a fabricação dos demais tipos de vidros, mas você sabia que ele também pode ser utilizado em algumas aplicações em decorações e dentro da construção civil?
Este material também é conhecido no mercado como vidro float, e é composto por sílica (areia), potássio, alumina, sódio (barrilha), magnésio e cálcio, ingredientes que são misturados e vão para um forno de aquecimento controlado que atinge cerca de 1.300 ºC.
Durante a fabricação do produto - enquanto as matérias-primas ainda estão quentes - é formada uma massa viscosa que é despejada em um tanque de estanho líquido; este, por sua vez, possui densidade diferente do restante dois materiais, o que faz com que toda a massa derretida flutue sobre o estanho, dando origem à sua nomenclatura (float).
A chapa de vidro se torna lisa e uniforme durante esse momento de “flutuação”, depois ela é resfriada devagar e de forma bastante controlada, fazendo com que o material se torne translúcido e possibilitando o seu recorte no tamanho desejado, assim o vidro plano adquire a forma que conhecemos.
Curiosidades sobre o vidro plano
-
É a matéria-prima que dá origem ao vidro insulado, laminado, temperado, curvo, espelhos, etc;
-
Pode ser incolor, verde, fumê ou bronze;
-
Pode ser produzido em diferentes tamanhos e espessuras (que costumam variar entre 2 a 25 mm);
-
O processo de fabricação do vidro plano surgiu por volta dos anos 1950, na Grã-Bretanha. Na época, só era possível produzi-lo na espessura de 6 mm;
-
É considerado um material sustentável devido à facilidade de reciclá-lo.
Onde é possível utilizar o vidro plano?
Como citado anteriormente, o vidro plano possui uma série de aplicações disponíveis em diferentes setores. Entretanto, por não possuir tanta resistência e se tornar extremamente cortante quando quebrado, seu uso é recomendado somente em projetos que não exijam alto rigor de segurança, onde não há risco de impactos humanos que causem cortes e outros acidentes.
O conhecimento das normas técnicas é essencial no repertório dos profissionais que trabalham com o material: a ABNT NBR 7199 - Projeto, execução e aplicação do vidro na construção civil estipula as aplicações existentes para cada tipo de vidro, que devem ser seguidas à risca para melhor desempenho do material e segurança de todos os envolvidos.
Além de servir como base para a fabricação dos outros tipos de vidro que possuem propriedades ornamentais, de segurança e isolamento termo-acústico, é possível utilizá lo em portas, janelas, divisórias, vitrines e fachadas, desde que a chapa seja inteiramente colada ou encaixilhada e instalada acima de 1,10 m em relação ao piso.
Você já conhecia todas essas informações sobre o vidro plano? Acompanhe o blog da Metalúrgica Amaral, empresa especializada em máquinas e equipamentos para o setor vidreiro!