Por que ter uma estação de tratamento de água em sua beneficiadora de vidros?
A água tem papel fundamental em processos de beneficiamento do vidro, como furação e lapidação. O líquido, às vezes acrescido de alguns fluidos, refrigera os componentes dos equipamentos, a fim de protegê-los do desgaste.
Ao final do processo, essa água precisará ser descartada ou reaproveitada. Porém, esse reuso ou descarte deve ser feito da maneira correta para não danificar o maquinário e/ou o meio ambiente.
A quantidade de água utilizada é bastante grande, por isso, compensa para o beneficiador ter internamente sua própria estação de tratamento.
A falta de uma estação de tratamento de água é um dos principais erros que um processador de vidros pode cometer. Confira a seguir os danos que a ausência desse cuidado pode causar:
1- Prejudica a qualidade do vidro
O processo irá garantir a retirada de resíduos que saem no vidro na furação, corte ou lapidação e ficam na água.
Se esta não for tratada corretamente, quando utlizada novamente, essas partículas poderão causar riscos e manchas nas novas chapas de vidro, comprometendo o resultado final do produto e até a perda do material.
2- Danifica os equipamentos
O pó gerado do corte, furação ou lixamento do vidro que fica presente na água, juntamente com possíveis outros resíduos, desgasta peças das máquinas.
Seu pH deve ser mantido entre 6 e 8, pois fora desse intervalo pode fazer com que o sistema perde sua eficiência.
3- Compromete a saúde dos operadores
Essa água não tratada pode provocar irritações e problemas na pele dos operadores.
4- Polui o meio ambiente
A água sem tratamento traz riscos à natureza e contamina lagos e rios. O empreendedor pode, inclusive, ser penalizado por esses danos ao meio ambiente e perder a autorização para sua beneficiadora funcionar.
O tratamento da água e o descarte de resíduos deve ser feito conforme as legislações ambientais vigentes.
5- Traz prejuízos financeiros
Como já relatado, não tratar a água pode danificar o produto, os equipamentos e ainda gerar multas.
Portanto, o investimento em uma estação de tratamento de água em sua beneficiadora de vidros é retornado ao evitar prejuízos, trazer redução de custos com menos manutenção das máquinas e ao aumentar o faturamento com a satisfação do cliente pela qualidade do produto final.