(62) 3283-5514 | (62) 98593-7475

Lapidação de vidros: Porque esse procedimento é tão importante?


O corte do vidro é apenas um dos processos realizados até que o produto seja utilizado em alguma instalação, pois a modelagem de bordas é primordial para que o item não fique irregular e cause acidentes com cortes.  

Esse procedimento de modelagem é conhecido como "lapidação de vidros" e tem como objetivo dar acabamento ao produto e deixá-lo mais seguro para utilização, pois ajuda aumentar a resistência do material contra trincas e quebras.  

A lapidação de vidros é similar a lapidação de jóias preciosas, pois ambas funcionam como lixas que servem para ressaltar a beleza do material e agregar valor em ambos.

O processo de lapidação pode ser realizado para dar acabamento em espelhos, tampas de mesas, peças decorativas como estantes, pias e obras artísticas.  

Como é realizada a lapidação de vidros ?

Atualmente existem duas formas de fazer uma lapidação de vidros, a manual através de rebolos diamantados que são pressionados contra a superfície do vidro. 

E a lapidação de vidros automática que é realizada através de máquinas para vidros com tecnologias avançadas. Esses equipamentos podem ser encontrados de diversos tamanhos e portes de acordo com a necessidade da empresa.  

Os equipamentos automatizam  o processo trazendo mais agilidade e comodidade no processo de acabamento do vidro através de movimentos que realizam o processo de lapidação. 

Polimento do vidro

O processo de lapidação remove o brilho do vidro. por isso, é necessário finalizar o acabamento através do polimento, pois o procedimento devolve o brilho natural do vidro e o aspecto translúcido e luminoso que faz parte da característica do material. 

O vidro é um material que oferece beleza e versatilidade a onde quer que seja instalado, por isso é necessário que ser simétrico para que não aconteça nenhum impeditivo em sua instalação.  

Conheça os tipos de lapidação no vidro

Como havia sido explicado, a lapidação é um processo que auxilia no acabamento das bordas do vidro proporcionando uma perfeita simetria no material, por isso a Metalúrgica Amaral separou alguns exemplos de lapidação. 

O que muitos nao sabem é que o acabamento no vidro não precisa sempre ser o mesmo, ele pode sofrer alterações através de diferentes tipos de cortes nas bordas. 

Podem ser realizados diversos tipos de lapidação, uma delas é a reta que é conhecida como filetado, esse procedimento é obtido pela lapidação reta ou filete. 

Existem outras lapidções como a canto moeda realizada pela lapidação de vidros meia cana, canto garrafa através da lapidação bisotê que é utilizada para dar o acabamento em espelhos.

Outros materiais como tampos de mesa podem ser lapidados em 2G, 3G e OG, esse tipo de lapidação cria camadas chanfradas diversas no vidro da borda. O efeito das bordas nas chapas saiam da forma desejada é necessário ter as medidas 15mm e 30x30 cm de dimensão. 

Existe um outro acabamento que é chamado de canto M ou N, pois criam ondulações similares às letras.

Outro aspceto interessante do acabamento bisotê que ele oferece bordas nos vidros que são chanfradas em angulação e dão um afinamento na peça em direção a borda modelando a chapa de vidro. Esse procedimento oferece um aspecto bem sofisticado e um design incrível para a finalização da peça de vidro.

Precisa de máquinas ou acessórios para sua vidraçaria ? Entre em contato com a Metalúrgica Amaral.

 


Deixe seu Email e receba novidades