(62) 3283-5514 | (62) 98593-7475

Existe espelho de vidro temperado?


Todo mundo possui um espelho em casa e em praticamente todos os locais que você frequenta o item também está lá. O objeto é essencial atualmente, sendo utilizado de forma funcional para poder se ver no reflexo, ou como objeto decorativo e arquitetônico. Já o vidro temperado é muito conhecido e utilizado devido à sua resistência e segurança em caso de quebra, pois ele se estilhaça em pequenos pedaços sem arestas afiadas. 

Como surgiu o espelho?

Os primeiros objetos similares aos espelhos surgiram há cerca de 5 mil anos, na antiga Suméria, onde hoje fica o Iraque. Na época, eram produzidos em placas de bronze polidas com areia; devido aos materiais utilizados, não refletiam uma imagem muito nítida. 

Já os espelhos como conhecemos hoje começaram a ser produzidos no século 14, quando artesãos italianos chegaram à conclusão que o vidro cumpria o papel de refletir a imagem muito melhor do que qualquer outro material, assim, aplicavam no vidro uma mistura de estanho e mercúrio para aumentar sua propriedade refletora. Entretanto, esse método de produção não era muito prático e tinha um custo muito alto.

Sendo assim, no século 19 foi descoberto um método mais simples, seguro e barato: o uso da prata química. Com isso, o uso do espelho se popularizou e passou a ser difundido em todo o mundo. Atualmente, o espelho ainda é produzido em vidro, utilizando finas camadas de prata ou alumínio sobrepostas ao material.

Como funciona a fabricação do vidro temperado?

O vidro temperado nada mais é do que o vidro comum (vidro plano ou float) que passa por um processo de aquecimento de cerca de 600 ºC nos fornos de têmpera e é resfriado logo depois de forma rápida e controlada com ar pressurizado, após isso, o vidro se torna cerca de 5 vezes mais resistente que o vidro comum. Vale dizer que todo o processo de corte e perfuração do vidro deve ser feito antes do processo de têmpera, pois o contrário causaria seu estilhaçamento total.

Afinal, existe espelho de vidro temperado ou não?

Infelizmente os espelhos não podem passar pelo processo de têmpera, o que quer dizer que eles são feitos de vidro comum, e não temperado (pelo menos ainda). Para que o seu espelho seja mais resistente, é interessante optar por materiais que tenham a espessura maior, assim, será mais difícil de quebrá-lo.

Você já conhecia esses fatos sobre os espelhos? No blog da Metalúrgica Amaral existem vários conteúdos para os interessados no mercado vidreiro, além disso, a empresa é especialista em máquinas, furadeiras e equipamentos para vidro, confira!


Deixe seu Email e receba novidades