(62) 3283-5514 | (62) 98593-7475

Conheça os tipos de lapidação existentes no mercado vidreiro


O que é a lapidação de vidro?

A lapidação do vidro se trata de uma das etapas de acabamento do vidro; ao ser lapidado, o acabamento do material fica mais bonito e o vidro se torna mais resistente a trincos e quebras, além de ficar mais seguro durante o manuseio, já que as bordas irregulares e cortantes do material são removidas. O processo também pode ter objetivos estéticos específicos e costuma ser muito utilizado em espelhos, tampos de mesa e peças artísticas.

 

 

Como a lapidação de vidro é feita?

A etapa de lapidação consiste na modelagem das bordas do vidro por meio de uma espécie de disco que “lixa” a peça, esses discos são chamados de rebolos diamantados e podem ser utilizados de forma manual por um profissional ou ter o processo automatizado por máquinas lapidadoras de vidro. Na primeira opção, o profissional pressiona os rebolos contra a superfície do vidro, enquanto na segunda é o vidro que se movimenta para a lapidação.

 

Tipos de lapidação de vidro:

Existem alguns formatos diferentes que a lapidação pode executar na peça, veja as mais comuns;

 

  • Canto reto ou filetado: como o próprio nome diz, se trata de um tipo de recorte reto na borda

 

  • Canto moeda: o canto se torna levemente arredondado

 

  • Canto garrafa: Nesse tipo, a borda já é bem redonda, o que torna o vidro seguro para ser utilizado em mesas de centro, por exemplo

 

  • Canto chanfrado: Tem uma espécie de corte na diagonal, além do corte reto comum

 

 

  • Acabamento Bisotê: Possui bordas chanfradas em relação à angulação da peça, de maneira que afina ao chegar na borda e faz uma moldura no vidro. É muito comum que seja feito em espelhos, pois a peça adquire um aspecto muito sofisticado.

 

 

  • Canto M e N: Também comumente utilizado em espelhos e tampos de mesa, têm esse nome porque deixam as pontas do vidro nesse formato, apresentando um aspecto luxuoso à peça.

Existem diversos outros tipos de lapidação; a 2G, 3G e OG por exemplo, que lembram uma “escadinha” olhando de lado e podem ser combinadas com os outros tipos para passar um aspecto diferenciado.

Gostou de saber um pouco mais sobre os tipos de lapidação existentes? Acompanhe o blog da Metalúrgica Amaral, empresa especializada em máquinas e equipamentos para o setor vidreiro e conheça mais sobre o ramo.


Deixe seu Email e receba novidades