(62) 3283-5514 | (62) 98593-7475

Como escolher o vidro ideal para seu projeto


A indústria vidreira oferece uma infinidade de tipos de vidro, com as mais diversas estéticas e funcionalidades. Para saber qual vidro aplicar é preciso entender as características de cada um deles e as necessidades, especialmente de desempenho, do projeto.

É importante também conhecer as normas técnicas e as recomendações para cada instalação. Somente assim será possível atender o objetivo do cliente, garantir seu conforto e, principalmente, sua segurança.

O vidraceiro tem uma responsabilidade muito grande, pois uma especificação equivocada pode provocar graves ocorrências e até acidentes fatais. Confira abaixo alguns tipos de vidro, suas características e recomendações para que possa escolher o vidro ideal para seu projeto.

Vidro temperado

Cinco vezes mais resistente que o vidro comum é considerado um vidro de segurança. Além da resistência a impactos, resiste mais a temperaturas maiores e a choques térmicos. É indicado para portas, janelas, divisórias, portas de armários, pias, box de vidro e demais aplicações que demandam resistência média.

Vidro laminado ou multilaminado

Para aplicações estruturais que exigem maior resistência e onde os riscos são maiores, é indicado o vidro laminado ou multilaminado, composto por duas ou mais chapas de vidro intercaladas por uma película que retém os cacos em caso de quebra.

Recomendado para guarda-corpos, envidraçamento, fachadas e coberturas de vidro. Para pisos e escadas são indicados os vidros multilaminados ou temperado laminado.

Vidro temperado laminado

Une as características dos vidros temperado e laminado, tornando o material muito resistente. É um vidro laminado feito com chapas de vidro temperado em vez de apenas o vidro float. Pode assumir funções estruturais como pisos e escadas por ser um vidro ultraresistente.

Vidro duplo ou insulado

Composto por duas ou mais chapas intercaladas por uma câmara de ar, possui bom desempenho acústico e térmico, sendo recomendado principalmente para ambientes que precisam de isolamento do som.

Vidro de controle solar

Os vidros float se transformam em vidros de controle solar ao receber em uma de suas camadas partículas de metais, criando um revestimento, invisível a olho nu, capaz de filtrar a radiação solar. 

Proporcionam, assim, conforto térmico, permitindo a passagem da luz ao mesmo tempo que impede a transferência de calor.

Vidro autolimpante

Possui uma camada autolimpante integrada ao vidro que dispensa a limpeza constante. Por isso, é indicado para locais com maior dificuldade de manutenção periódica, como fachadas com pé-direito alto ou coberturas. Garante também uma visão mais nítida em dias de chuva.

Vidro antibacteriano

Indicado para clínicas, hospitais, banheiros, cozinhas e locais que exigem rigoroso padrão de higiene. Possui íons de prata dentro do vidro que eliminam 99,9% de todas as bactérias em sua superfície, prevenindo a proliferação de fungos.

Vidro serigrafado

São os vidros coloridos. A escolha deste tipo de vidro é feita com um objetivo mais estético, para trazer diferenciação e cor ao ambiente. O nível de transparência pode ser escolhido, determinando maior ou menor visibilidade de acordo com a necessidade do cliente.

Devido ao processo de serigrafia, em que o vidro é aquecido a altas temperaturas, ganha a resistência do vidro temperado. Pode ser usado em portas, divisórias, revestimentos de móveis e paredes, entre outras aplicações.

Vidro impresso

São vidros translúcidos com texturas gravadas que criam um visual diferenciado e promovem o controle da iluminação e da privacidade.

Vidro jateado e acidado

Também indicado para projetos que pedem mais privacidade, os vidros jateados e acidados são vidros opacos. Proporcionam menor visibilidade, porém, sem barrar a entrada de luz.


Deixe seu Email e receba novidades